segunda-feira, 5 de março de 2012

É possivel haver harmonia nas diferenças?



            7 bilhões de pessoas sobre a terra, e esse numero não para de crescer, e com tantas pessoas é impossível que haja uma pessoa igual a outra, porem é impressionante a capacidade do ser humano em buscar semelhanças uns com os outros e buscarem reprimirem as demais que não se encaixem nesse padrão do grupo.
            E ai perguntaria qual seria o padrão da nossa sociedade? Pois bem, não há padrão, discriminamos as pessoas pela cor da pele, pela sua religião, pela sua condição financeira, por sua opção sexual, por alguma doença que a pessoa tenha, pelo sexo da pessoa, em fim há inúmeras formas de preconceito. E dizer que não somos preconceituosos é ser mentiroso, é praticamente impossível que alguém nunca teve uma má idéia de alguém, ou seja, teve um pré-conceito de uma pessoa.
            O que é preconceito? O Dicionário Houaiss diz que é: “qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico”. Porem nossa realidade diz que preconceito é agredir pessoas, ou ate matá-las por não ser semelhante ou compartilhar das mesmas idéias que nós mesmos, e há tantos exemplos em nossa sociedade, acredito que o maior de todos foi o Holocausto, porem no nosso dia-a-dia pessoas matam e são mortas pelo simples fato de ser diferentes.
            Não há no mundo uma pessoa que seja na personalidade igual a outra, porem uso a imagem de um esqueleto nessa postagem pois embora sejamos diferentes na aparência, no psicológico e etc, somos todos iguais por debaixo de nossa pele, somos todos iguais na base de tudo.
            Perdemos tempo julgando as pessoas, sendo que seria tão mais simples o mundo se houvesse respeito com todas as pessoas independente de suas escolhas, pensamentos ou formas físicas. Deus em seus mandamentos diz: “Amarás o Teu Deus de todo coração, de todo entendimento e teu próximo como a Ti mesmo”, bastaria cada um de nós amar cada um como se fosse a nós mesmos que não haveria preconceitos. Na musica de Cyndi Lauper, True Colors em sua letra diz: “Não me lembro, A última vez que vi você sorrindo, Se este mundo te deixa louca, E você deu tudo o que você pode suportar, Me chame, Porque você sabe que eu estarei lá”.
            O mundo só muda se começarmos a mudar nós mesmos, ajude, ame, viva, e esqueça as diferenças, veja cada um como se fosse a ti mesmo, ser diferente faz parte, queremos ser todos iguais não. Não perca tempo julgando, pois hoje pode ser você quem julga, amanha pode ser você o julgado, onde o tribunal é o preconceito e o juiz a ignorância.


0 comentários: