domingo, 17 de março de 2013

Evangelho do 5º Domingo da Quaresma (João 8,1-11)




        É interessante o silencio de Jesus em vários momentos de suas passagens, é interessante a forma sábia que ele trata cada momento, cada situação, é impressionante como tão poucas palavras são capazes de gerar tamanho impacto no ser humano.

            Jesus no evangelho de hoje fala quem não tem pecado que atira a primeira pedra, é interessante a a capacidade do ser humano em apontar para o seu próximo e ver neles os erros, as falhas, os problemas, os pecados, enfim ver a face do mal no seu próximo, más é incapaz de enxergar no seu irmão a face de Deus.

            Hoje somos convidados a entender o que é o perdão, o que sai não de nossa boca, não de nossa voz, mas o perdão que sai de dentro do peito, que sai de coração. Temos que aprender a entender que Jesus condenou os pecados daquela mulher, más não a condenou pois a ela foi dito “não peques mais”, temos o perdão quando pedimos perdão, hoje uma frase do Papa Francisco na celebração do Ângelus me chamou a atenção: "Deus não se esquece de perdoar, nós é que esquecemos de pedir perdão!"

O evangelho
Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los.
3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”
6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo.
10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles?” Ninguém te condenou?”
11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.

0 comentários: