sexta-feira, 22 de julho de 2011

71% dos brasileiros dizem que cor da pele influencia no trabalho


Primeiramente sejam bem vindos ao meu blog!
            Bom gostaria de estrear com uma postagem com um assunto mais descontraído, mas hoje ao ler as notícias, vejo estampado a manchete “IBGE: 71% dizem que cor da pele influencia no trabalho”, imagino que vivemos em uma sociedade de população completamente ou quase todos brancos.
            É triste ver o preconceito enraizar em todos os ramos da sociedade, um exemplo é o da última quarta (20/07/2011) o jornalístico Conexão Repórter do SBT fez uma reportagem investigativa com os moradores de rua, e em um dos blocos, a produção disfarçou um produtor de mendigo e fez com que ele fosse a um restaurante de uma região nobre de São Paulo para que ele jantasse, embora ele estivesse com 500 reais, e com uma reserva marcada por telefone, os responsáveis do estabelecimento não deixou que ele entrasse.
            Em outras ocasiões vemos pessoas serem agredidas por serem ou estarem em situações que aparentam ser homossexuais. Pergunto eu se as pessoas são preconceituosas? Ou a pergunta deva ser feita da seguinte forma: Somos todos preconceituosos?
            Vivemos em meios a preconceitos, julgando os outros, quanto a raça, cor, situação financeira, opção sexual, entre outros fatores. Perdemos tempo julgando os outros ao invés de nos julgarmos, pois se corrigíssemos nossos defeitos, não haveria a necessidade de corrigir os dos outros, é fácil apontar, difícil é quando somos apontado.
            A matéria que saiu hoje, mostra que até mesmo os próprios negros apontam outras categorias ao falar sua cor, não dizendo a que o IBGE tem em seu sistema de cadastro. O que mostra que quem mais deveria lutar para mostrar sua identidade e conquistar respeito unilateralmente entre brancos e negros, eles fogem, não gostam da cor, tem auto-preconceito. Difícil alguma coisa mudar, se os principais alvos de preconceitos não se manifestarem.
            Termino hoje citando apenas o que diz nossa lei máxima, a Constituição da República Federativa do Brasil: “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:” e seguem 78 incisos garantindo a igualdade entre todos.
            " Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos. "Martin Luther King

1 comentários:

Cleonice disse...

Dale Inácio!!!!
Muito bom seu artigo. Continue postando comentários interessantes que estarei lendo sempre que possível. Até amanhã.